sexta-feira, 14 de março de 2014

Adaptação na Educação Infantil

De 10 a 14 de Março: Semaninha de Adaptação na Educação Infantil


          Queridos alunos sejam bem-vindos e tirem o maior proveito deste momento tão importante para todos nós. 
          O período inicial da criança na Escola representa um importante momento para a família e para própria criança. Esta, por sua vez, vai conviver em um novo ambiente, onde aprenderá a dividir espaços, brinquedos e afetos.
            O papel da Escola não é ser um substituto da mãe, mas suplementar e ampliar o papel que, nos primeiros anos da criança, só a mãe desempenha, estendendo os vínculos para além da família. Para a criança, a Escola fornece oportunidades para uma profunda relação pessoal com outras pessoas, que não são os pais. Separar-se dos pais e ir para Escola é uma experiência intensa que envolve ganhos e perdas, exige e promove crescimento.
            A criança que está indo pela primeira vez à Educação Infantil não tem muita noção do que vai encontrar, apenas confia nos seus pais. Tem como referencial, experiências anteriores de separação e a segurança de que ela fica sozinha por algum tempo mas eles retornam. Algumas alterações em sua rotina também podem acontecer, independentes de a criança estar bem na Escola ou não, como: problemas alimentares, mudanças nos horários de sono ou mesmo demonstrações de ressentimento com os pais, manhas, birras e desafio de limites anteriormente estabelecidos. É esperado que mesmo os alunos que já frequentaram a Escola no ano anterior, reajam como se fosse sua primeira experiência. Para auxiliar na adaptação dos alunos é importante que tenhamos presente que este é um momento especial para pais, alunos e professores, pois todos aguardam com expectativa o início das aulas. 




Fonte: 
http://www.escolapiazito.com.br/adaptacao.php
Paula Pereira  
Psicóloga CRP 07/11756